23
Mar25
5 anos após o Covid
jpt

Já se sabe que a memória - a pessoal e a colectiva - é muito selectiva. Fazemos um esforço por largar o lastro do que julgamos e sentimos desnecessário/desagradável. Ainda mais no que toca a efemérides e "números (ditos) redondos". Lembrei-me ontem que faz agora 5 anos que nos confinámos devido ao Covid. E não vi grandes ecos sobre o assunto...
Então eu - e a minha filha - fechámo-nos na quinta de amigo no dia 13 de Março. Em termos logísticos foi um confinamento de "luxo". Mas angustiante, claro.
Entretive-me a escrever um (longo) texto, partindo do "Tufão" de Conrad para tentar perceber o tão medíocre governo que tínhamos - e sem pitada de negacionismo, anticonfinamento ou antivacinas. Alguns amigos gostaram do texto. Encimei-o com uma fotografia do amigo Miguel Valle de Figueiredo (que na altura fez o livro "Cidade Suspensa", sobre a Lisboa confinada).
Enfim, foi um mau período. Deixou algumas sequelas. E a gente já nem quer ouvir falar daquilo... (Deixo a ligação para o texto, caso alguém ainda tenha paciência: "O Capitão MacWhirr e o Covid-19".






