Comemorações do 25 de Abril
(Cartoon de Batista Rui)
Dificilmente se poderá falar melhor do que este cartoon. As comemorações públicas do 25 de Abril em pleno período de confinamento não são apenas um empurrão para que comecemos a sair de casa, violentando o gigantesco esforço que temos feito e que tem valido a pena. São, acima de tudo, um desrespeito por nós todos, os que realmente "ficámos em casa". É um sinal de inconsciência total do regime, do seu apartar-se do povo. Da superficialidade de quem ocupa os postos. É muito fácil dizer que quem se opõe às comemorações é contra a democracia e os seus (necessários) rituais. E é muito mais difícil pensar. Algo que é, já agora, um exercício democrático por excelência.
Eu sou ateu. Mas ocorre-me pensar que se o Papa reza (quase) só na celebração da Páscoa, se o clero em Portugal também o faz - e em articulação com o Estado, como é sabido -, a que propósito é que Sousa e Rodrigues precisam de centenas de pessoas em seu torno para um cerimonial?
São cidadãos eleitos? Falem sozinhos. Um de cada partido no friso, o PM idem. E, vá lá, um magistrado. E mostrem que são, realmente, apenas cidadãos eleitos. O resto? "Fica em casa". Isso é a democracia.