18
Jul24
Mais um sexagenário
jpt
A um bom amigo, desses desde há largas décadas, aconteceu-lhe ontem o que a mim acontecera há pouco: tornou-se sexagenário, e fê-lo com notório empenho. Para celebrar o feito convidou alguns amigos que lhe são mais próximos, e respectivos filhos, para um jantar. O qual decorreu no "Ararate", um restaurante arménio, assim sítio de culinária que eu desconhecia. Foi uma belíssima surpresa. A dúzia e meia de convivas enfrentou uma sucessão verdadeiramente pantagruélica de pratos face aos quais... comi como um jovem.
O agrado foi geral. E o entre-carinho foi patente, até glorioso. E talvez também por isso, para além da evidente robustez do aniversariante, não lhe ouvi dedicados alguns ditos que me foram oferendas recentes, aqueles "a vida começa aos 60", "são os novos 40", "vais ver que não custa nada...", e quejandos.
Entretanto, e como é usual nestes momentos, houve algumas fotografias, tiradas de vários ângulos, daquelas "para mais tarde recordar". E logo partilhadas. E nisso louvei estar entre gente que conheço há décadas, todos fiéis ao sagrado lema "amigo do meu amigo, meu amigo é". Pois naquele meio pacífico a este sexagenário aconteceu-lhe algo sempre temido: descobriram-me a careca...