08
Nov24
Narcisista
jpt
No fim do almoço uma querida amiga oferece o meu "Torna-Viagem" à sua convidada, para tal o havia encomendado. Eu fico agradado, lá coloco o gatafunho, em formato muito encomiástico da ofertada, a qual bem merece os elogios. A minha amiga fora uma das pessoas que há anos cirandara, meu rascunho na mão, sob motu proprio, em busca de uma editora para o proto-mono, sem nunca encontrar resposta... E ali, agora, mostra que continua a empurrar(-me).
Horas depois, já só nós, eu de micro-cálice de CRF Reserva na mão, dispara-me ela, afinal, que estou "narcisista". "Porquê?", surpreendeu-se este autofágico. "Então!, divulgas o teu livro!!!... dizes quantos vendeste!!", atira-me. E nisso temo-lhe até, talvez minha imaginação, algum azedume para comigo - e tanto isso me supreende, estupefacto fico quando os outros não me adoram, tão encantador sigo. "Narcisista, eu?", resmungo repetindo-me, sustendo (ela é uma senhora) o palavrão. "Então, se não for eu a divulgar o livro quem o fará?", defendo-me, já entre a espada (aguçada) e... o abismo.
Regresso a Lisboa. Telefona-me um amigo, dos da "velha guarda", a saber do meu desarrumo. E nisso pergunta-me "então e o teu livro, como está?". "Isso já acabou, já não vende..." (vendeu 210 exemplares adianto, como se isso seja estrado para o púlpito narcísico...!!!). Ele convoca-me, "tens de insistir, vem aí o Natal, pode ser que alguns o encomendem para essa altura". Rio-me com o marketismo dele... "Devo impingi-lo para a santa quadra? É um verdadeiro paganismo...". Rimos e seguimos na conversa, também ela desarrumada.
Depois noto que desde há já dois meses que não impinjo o meu "Torna-Viagem" - a tal centena de crónicas, dois terços sobre Moçambique, o resto sobre alhures. Assim como se tendo eu próprio esquecido o livro.
E por isso - "narcisista" dizem-me, e esforço-me por o confirmar - aqui o torno a impingir. Encomenda-se através desta ligação (basta "clicar").
E depois, entre 3 a 5 dias úteis, o(s) exemplar(es) encomendado(s) chega(m) ao destinatário numa caixa destas.