20
Nov24
Um texto sobre Moçambique que não escrevi
jpt
No início do bloguismo português, lá pelo 2003/2004, era usual apor-se a cada postal as iniciais do autor, este identificado pelo nome na então célebre "coluna da direita". Assim faziam os meus bloguistas preferidos, o jcd (João Caetano Dias, do "Jaquinzinhos") e o hmfb (Henrique Manuel Bento Fialho). Ou outros então mais célebres, como o jpp (José Pacheco Pereira - que me foi um dos mais importantes professores na universidade, o outro foi o João Leal, que não é de blogs), ou o FJV (Francisco José Viegas), etc.
Assim fiz e continuo a fazer, nos blogs identifico-me na informação geral e nos postais aponho jpt. As quais são as iniciais de José Pimentel Teixeira, como assino. Pois nunca gostei do Flávio avoengo com que me acoplaram o nome próprio. E porque o meu apelido patrilinear é compósito - o meu pai era conhecido por Pimentel, pois não foi à tropa, eu fui e logo ali no primeiro dia de Mafra fiquei para sempre "Sô Teixeira".
Ou seja, sou José Flávio Taveira Pimentel Teixeira, pois ao registarem-me decidiram amputar-me do nome compósito do meu avô matrilinear (Taveira Pereira). Os meus verdadeiros amigos portugueses chamam-me Zezé. Algumas, poucas, senhoras entretanto afastaram-se, enfastiadas, para Zé. Os meros colegas condenam-me, altaneiros devido aos seus sucessos, ao Flávio. Em Moçambique os amigos tratam-me normalmente por Teixeira, Zé Teixeira ou "mais-velho". Pouquíssimos, mais íntimos, decidiram-se ao "Zé".
Às lérias que escrevo assino seguindo o nome do meu pai António e do meu avô Flávio, que os ascendentes não conheci. Sou então José (eu) Pimentel Teixeira (os meus antepassados). Nas ligeirezas que ponho nos blogs aponho a cada publicação as tais iniciais jpt. Algumas delas aqui as transcrevo e ficam como do "José Teixeira", nome algo artificial pois não só apenas aqui [Facebook] o uso como nenhum português é "José", como é consabido.
Dito tudo isto, um amigo acaba de me dizer que no frenesim internético moçambicano corre um texto, ao qual me atribuem a autoria. Algo anónimo, pois assinado apenas como J. G. J.
Não opino sobre o seu conteúdo. Apenas aviso alguns incautos que aquilo não é meu. As minhas iniciais são as jpt, sempre em minúsculas. E actuo, escrevo, sempre de cara destapada, como comprovo nesta fotografia.