Açorda de Bacalhau, por necasdevaladares
(Postal para o meu mural no Facebook)
Levei (bastante) tempo mas finalmente percebi: os meus amigos-FB (alguns dos quais vêm da era dos blogs...), e até os meus amigos-reais, muito preferem quando boto sobre culinária enquanto vão enfartados das minhas politiquices. Ora como o que me move nisto das "redes sociais" (blogs incluídos) é mesmo a incessante procura do afecto alheio, decidi acabar com os meus ditirambos e dedicar-me (quase) em exclusivo aos "comes e bebes" - uma Culinária Política, se assim se quiser.
Assim sendo (re)começo hoje o meu perfil facebuqueiro. E como contributo de cidadania. Pois - e até face à exagerada convulsão na opinião pública sobre a questão do Serviço Nacional de Saúde - a Senhora Directora-Geral Graça Freitas aconselhou os cidadãos a não adoecer em Agosto. E, com esse intuito, convocou-nos a refutar o popular Bacalhau à Braz (ou Brás, questão aqui suficientemente dirimida...).
Face a essa indicação das autoridades, venho partilhar esta também popular e nada dispendiosa alternativa, uma magnífica Açorda de Bacalhau, que estou certo nos poderá proteger durante o inclemente Agosto que já se avizinha. É certo que sobre esta matéria a doutrina divide-se e - como sempre no respeitante a questões relevantes - abundam plurais propostas teóricas. Escolhi a aventada por Necas de Valadares, que é um dos três mestres que sigo com atenção neste meu processo em curso de educação gastronómica. São eles Neuza Costa (do canal Sabor Intenso, um verdadeiro "must", de eficência e abrangência na gastronomia pátria), Henrique Sá Pessoa (que vigio, na ambição de ascender a alguma da imensa elegância que demonstra) e o grande Necas de Valadares, que aprendi a ambicionar como meu alter ego ao fogão.
Refiro, em registo complementar, que obtive a imagem que encima o postal nestoutra receita de Açorda de Bacalhau com Camarão e Coentros, que também me surge com grande propriedade.
Espero que gostem da açorda. E que não adoeçam. Nem em Agosto nem nos outros meses.
Adenda: reforçando o meu empenho na Saúde Pública, aqui partilho este bónus, uma preciosa publicação da Câmara Municipal de Portel, o livro Açordas de Algibeira, no qual se congrega um alargado conjunto de receitas emanadas daquele município. (Basta "clicar" no título para se poder gravar o livro em formato pdf).